A BRINQUEDOTECA SOB A VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL: DIFERENTES CONTEXTOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as brinquedotecas pedagógicas e 
hospitalares a partir de pesquisa bibliográfica, apontando as diferentes finalidades 
das mesmas. A brinquedoteca visa 0 desenvolvimento das atividades lúdicas e a 
valorização do brincar livre. 0 contexto no qual esta inserida e a população a que 
e destinada exige adequação de objetivos, sendo essencial considerar as 
peculiaridades da criança e sua situação física, ambiental e socio-cultural. As 
brinquedotecas pedagógicas estão inseridas em universidades, instituições e 
escolas (públicas e particulares, que atendem ou não crianças com necessidades 
especiais) e objetivam disponibilizar brinquedos que facilitem a aprendizagem e 
o desenvolvimento infantil; estimular a interação entre pais e filhos durante as 
brincadeiras; permitir 0 acesso das crianças a variedade de brinquedos e 
estímulos; possibilitar apoio psicopedagogia quando necessário: apresentar 
atividades ludico-diretivas: oferecer brinquedos as crianças com pouco acesso 
a estes; e resgatar valores relacionados a jogos tradicionais e culturais. Já as 
brinquedotecas hospitalares tem por objetivo atenuar os efeitos negativos que a 
criança sofre durante a hospitalização, como a ruptura do cotidiano, a privação 
do brincar, 0 afastamento do núcleo familiar, 0 medo e a ansiedade devido a 
procedimentos médicos; fazendo com que a criança expresse e elabore seu 
sofrimento de forma lúdica, convivendo com outras crianças e desempenhando 
seu principal papel ocupacional: 0 brincar. A Terapia Ocupacional adquire uma 
importante função na brinquedo teca, pois além de atuar considerando 0 indivíduo 
biopsicossocialmente, utiliza 0 brincar como meio e fim das intervenções. 
 
						 
							